ESCOLA SINDICAL SÃO PAULO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > LANÇAMENTO DAS CARTILHAS DO PROJETO FORMIGUEIRO E OFICINA PEDAGÓGICA PARA FORMADORES VOLUNTÁRIOS

Lançamento das cartilhas do Projeto Formigueiro e Oficina Pedagógica para Formadores Voluntários

20/09/2016

Escrito por: Escola Sindical

Prezadas companheiras e companheiros,

Gostaríamos de convidar a todos e todas para a Oficina do Projeto Formigueiro que será realizada pela Escola Sindical SP no dia 23 de setembro, sexta-feira, a partir das 10 horas na sala de reuniões da CUT SP, Rua Caetano Pinto, 575,2º andar, Brás, sendo que, às 15 horas faremos o Lançamento da Cartilha do projeto no saguão do mesmo andar.

Aqueles que participarem dessa oficina pedagógica serão os primeiros voluntários para a aplicação do projeto de Formação Popular, que nasceu com inspiração nas campanhas da fraternidade, da teologia da libertação e das experiências de educação popular que temos em nossos sindicatos e movimentos sociais.

Ele atende uma das estratégias de luta assumida pela CUT em seu último Congresso que é a defesa da democracia e dos direitos.

Aprovamos o programa voltado à formação popular intitulado Formigueiro no ENAFOR e a SNF – Secretaria Nacional de Formação da CUT assumiu a produção dos materiais pedagógicos.

Ao longo desses meses discutimos exaustivamente com várias secretarias da CUT, com a executiva da CUT SP, pois São Paulo foi o estado escolhido para iniciarmos o piloto do Formigueiro. Convidamos movimentos sociais como a MMM, a UNE, o CONEN, o MST, Mídia Ninja e ao longo do processo outros movimentos e organizações se agregaram à iniciativa como a Rede Unida e o MNDH, assim como a Frente de Defesa do SUS. A Rede Unida enviou 100 pendrives com filmes sobre o SUS para o uso na formação deste projeto piloto e inserimos neles os clipes de músicas selecionadas nos roteiros pedagógicos para cada encontro. Vários movimentos contribuíram com orientações e sugestões para a linha que desenvolvemos nos materiais pedagógicos.

Dia 23/09 chegarão as Cartilhas (itinerário de formação, um guia de formação voltado para militantes/ativistas  das frentes em defesa dos direitos, educadores populares e todo cidadão com vontade e compromisso em defesa de direitos) e o Caderno de Formação (voltado aos participantes das bases).

Vamos iniciar este piloto e, ao final deste 1º Ciclo Primavera, reunir os educadores populares que fizeram a formação do Formigueiro para ouvir suas experiências e sugestões que serão incorporadas na produção dos próximos ciclos.

Desde já agradecemos a participação valorosa das companheiras e dos companheiros.

Saudações CUTistas!

Rosane Bertotti