ESCOLA SINDICAL SÃO PAULO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > 103 ANOS DE PAULO FREIRE - VIVA O PATRONO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

103 anos de Paulo Freire - Viva o patrono da educação brasileira

19/09/2024

Escrito por: CUT - São Paulo

Hoje (19), Paulo Freire completaria 103 anos! Suas contribuições para a educação renderam o título de patrono da educação brasileira, atribuído pela Lei nº 12.612/2012. Educador, filósofo e escritor, foi reconhecido mundialmente pelo seu método de alfabetização de adultos.

Em sua obra mais célebre “A Pedagogia do Oprimido”, Freire propõe uma educação menos vertical entre professores e alunos, estimula a reflexão crítica, a participação ativa e a construção do conhecimento de forma colaborativa.

Viva, Paulo Freire! Que seu legado jamais seja esquecido!