ESCOLA SINDICAL SÃO PAULO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > INSCRIÇÃO E PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA/PÓS-GRADUAÇÃO SINDICALISMO E TRABALHO - FDA

Inscrição e processo seletivo para o Curso de Extensão Universitária/Pós-Graduação Sindicalismo e Trabalho - FDA

19/10/2017

A Secretaria Nacional de Formação da CUT em parceria com a Escola de Ciências do Trabalho do DIEESE através do Programa FDA, vem a público divulgar o calendário de inscrição e processo seletivo.

Escrito por: Escola Sindical

A Secretaria Nacional de Formação da CUT em parceria com a Escola de Ciências do Trabalho do DIEESE através do Programa FDA, vem a público divulgar o calendário de inscrição e processo seletivo do Curso de Extensão Universitária/Pós-Graduação Sindicalismo e Trabalho que será realizado nas Regiões/Escolas Sindicais da CUT.

Objetivo Geral do Curso
Possibilitar aos participantes a apropriação de temas relativos à agenda da CUT nos âmbitos nacional e internacional, bem como às questões regionais, dando condições aos participantes de desenvolver ações organizativas a partir dos locais de trabalho, que levarão ao fortalecimento da ação política e sindical nas regiões em que o curso será desenvolvido através da reflexão e compreensão sobre os seguintes aspectos:
  • O capitalismo como estrutura de classe que oprime o trabalhador;
  • Exploração do trabalho e o funcionamento da sociedade a partir de uma visão marxista;
  • Dinâmica e contradições do capitalismo;
  • Relações sociais a geração e distribuição da riqueza;
  • Etapa de acumulação de capital que estamos hoje;
  • Desigualdades nas relações de trabalho;
  • História da classe trabalhadora como resultado da ação dos trabalhadores como sujeitos históricos;
Público-alvo
Dirigentes sindicais que tenham o domínio dos fundamentos da concepção, estrutura e prática sindical da CUT e que tenham participado dos cursos de formação de base sobre Organização e Representação Sindical de Base (ORSB) ou equivalente.

Modalidade, tempo de duração e carga horária
Curso presencial de 8 módulos com 5 dias cada, intercalado com atividade intermódulo, 18 meses em 368 horas.

Número de vagas por turma e critério de seleção
Serão 40 alunos por turma. As inscrições recebidas passarão por um processo de seleção, onde serão considerados critérios como: gênero, ramo, geração, raça e regionalidade.

Banca Selecionadora
1 representante da Coordenação + 1 Educador/a responsável pelo programa na respectiva Escola Sindical.
1 representante da Secretaria Nacional de Formação
1 representante da Escola de Ciências do Trabalho do Dieese

Certificação
Para quem não possui graduação acadêmica será concedido certificado ao nível de extensão universitária e para quem possui graduação acadêmica será concedido certificados ao nível de pós-graduação universitária.
Importante: Em ambos os casos, somente aos alunos/as que participarem de no mínimo 85% da carga horária total do curso e que forem aprovados em todas as disciplinas com, no mínimo, nota 7,0, cuja avaliação será definida pelo corpo docente, bem como a redação dos seus respectivos (TCC – Trabalho de Conclusão de Curso) ou (TCA – Trabalho Colaborativo Autoral)

Financiamento
A CUT Nacional através da Secretaria Nacional de Formação arcará com os custos das horas aula, material didáticopedagógico e certificação. As entidades que tiverem dirigentes selecionados/as deverão arcar com passagem aérea/terrestre e valor de taxa rateio de R$850,00/módulo para cobrir custos de hospedagem e alimentação.
Importante: Ressaltamos que somente participarão no processo de seleção e em todo o curso os candidatos/as cuja entidade estiver adimplente com a CUT. Este critério será condição obrigatória para participação em todos os módulos.

Temas dos Módulos e suas datas:
  • 06 a 10 de novembro/2017 - Módulo 1: Características do Capitalismo
  • 11 a 15 de dezembro/2017 - Módulo 2: O Estado Brasileiro
  • 26 de fevereiro a 02 de março/2018 - Módulo 3: Formação da Classe Trabalhadora
  • 23 a 27 de abril/2018 - Módulo 4: História do Movimento Sindical
  • 18 a 22 de junho/2018 - Módulo 5: Sistema Brasileiro de Relações do Trabalho
  • 05 a 09 de novembro/2018 - Módulo 6: Comunicação, Cultura e Ideologia
  • 04 a 08 de fevereiro/2019 - Módulo 7: A História da CUT: movimento de luta e resistência
  • 25 a 29 de março/2019 - Módulo 8: Desafios do Movimento Sindical

Atividades individuais e coletivas
  • Produção Textual
  • Método de Pesquisa
  • Trabalhos Intermódulos
  • Aula Expositiva
  • Seminários Temáticos
  • Visitas/Intercâmbios locais
Inscrições
As inscrições deverão ser feitas na Plataforma Digital: fomacao.cut.org.br, com envio digitalizado dos seguintes documentos:
1) Diploma e histórico escolar do curso superior (para certificação em nível de pós-graduação);
2) Carteira de identidade;
3)CPF;
4) Título de eleitor;
5) Currículo atualizado

Calendário
15 de agosto a 10 de setembro de 2017 – Inscrição na Plataforma Digital e Processo Seletivo
11 a 15 de setembro de 2017 – Matrícula com envio da documentação

Certos/as de contarmos com a atenção e empenho de todos/as, desde já agradecemos e nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos e detalhes através do e-mail [email protected], ou pelo telefone (11) 2108-9212, com Ana Paula Melli, responsável por esse programa na SNF.