ESCOLA SINDICAL SÃO PAULO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > DIA DO TRABALHADOR (A): CUT/SP REALIZA OFICINAS EM OURINHOS, VALE DO PARAÍBA E MOGI DAS CRUZES

Dia do Trabalhador (a): CUT/SP realiza oficinas em Ourinhos, Vale do Paraíba e Mogi das Cruzes

02/04/2013

Eventos nas Subsedes dão continuidade aos debates sobre Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade

Escrito por: Flaviana Serafim - CUT São Paulo

A CUT São Paulo dá continuidade às oficinas regionais que integram a programação do Dia do Trabalhador (a), que neste ano tem como mote principalDesenvolvimento Econômico e Sustentabilidade. As Subsedes Ourinhos e Vale do Paraíba realizam debate nesta sexta (5) e, em Mogi das Cruzes, a oficina será no sábado (6), todas das 9h às 18h.

Na Subsede Ourinhos, Recursos Energéticos e Consumo Consciente é o tema da primeira mesa, com a participação de Wilson Marques de Almeida, da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado de São Paulo (FTIUESP). Produção e Indústria é tema do segundo debate, com a participação de Clerisnaldo Rodrigues de Carvalho e Leandro Bruno Santos, ambos da Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Produção e Indústria é tema do segundo debate com a participação de Clerisnaldo Rodrigues de Carvalho e Leandro Bruno Santos, ambos da Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). A oficina será na Câmara Municipal de Ourinhos à Rua do Expedicionário nº 1.550, no Jardim Matilde. Inscrições no e-mail[email protected] e informações pelo fone (14) 3326-4659.

Saiba mais sobre a programação do Dia do Trabalhador (a) 2013

Na Subsede Vale do Paraíba, Reforma Agrária é o tema de abertura da oficina, com Delwek Matheus, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Produção e Indústria, tema da segunda mesa, será discutido com a presença de Sérgio Nobre, secretário-geral da CUT Nacional e ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. O evento será no Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, à Rua Urupês nº 98 – Chácara do Visconde – Taubaté. Inscrições: [email protected] e informações pelo fone (12) 3633-6667.

E na Subsede Mogi das Cruzes, a primeira discussão é sobre Recursos Energéticos e Consumo Consciente, com palestra de Gentil Teixeira de Freitas, da FTIUESP. No período da tarde, Código Florestal é o tema que dá continuidade à oficina, com Osvaldo Aly Junior, da Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra) e Geraldo Augusto Siqueira Filho, do Ministério do Meio Ambiente. Nesta Subsede, a oficina será no anfiteatro do Sindicato da Construção Civil de Suzano, à Rua Campos Sales nº165, no centro de Suzano. Inscrições pelo e-mail[email protected] e informações pelo fone (11) 4727-7322.

Programação – As oficinas regionais começaram no dia 25 de março, na Subsede Osasco, com a presença de aproximadamente 150 participantes. Confira abaixo o calendário completo das oficinas ou faça o download clicando aqui.

Esta é a primeira vez que são envolvidas todas as subsedes da CUT/SP nas atividades do 1º de Maio. O presidente da entidade, Adi dos Santos Lima, explica que a Central representa quase dois milhões de trabalhadores e trabalhadoras em São Paulo. “Por isso, vamos envolver todas as regiões do Estado no debate sobre reforma agrária, produção e indústria, Código Florestal, recursos energéticos e consumo consciente – temas relevantes, mas que não estão presentes diretamente no dia a dia da classe trabalhadora”, ressalta o dirigente.

Outras duas atividades estão em andamento nas comemorações do Dia do Trabalhador. Uma delas é 1º Concurso Literário de Poesia, que tem como tema o “Trabalho Decente” e recebe inscrições até o dia 8 de abril, exclusivamente pelo site da CUT/SP no link http://www.cutsp.org.br/concurso-literario/1o-concurso-literario-da-cut-estadual-sao-paulo.

A outra é o 1º Passeio Ciclístico da Classe Trabalhadora, no dia 28 (domingo), com largada no Vale do Anhangabaú e trajeto pelas ruas do centro histórico paulistano. As inscrições vão até o dia 23 no linkhttp://www.cutsp.org.br/formularios/1o-passeio-ciclistico-da-classe-trabalhadora-da-cut-sp/regulamento-passeio-ciclistico.

Calendário das Oficinas Regionais – Dia do Trabalhador (a) 2013*