Twitter Facebook YouTube

ESCOLA SINDICAL SÃO PAULO > LISTAR NOTÍCIAS > RS:CENTRAIS REALIZAM ATO NO AEROPORTO CONTRA TEMER E REFORMA

RS:Centrais realizam ato no aeroporto contra Temer e Reforma

28/07/2017

Manifestação será na próxima terça-feira (1)

Escrito por: CUT-RS

A CUT-RS e centrais sindicais promovem na madrugada da próxima terça-feira (1º), às 5h30, um ato contra as reformas Trabalhista e da Previdência do presidente ilegítimo Michel Temer (PMDB), no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Haverá também protestos contra o golpista, que poderá ser processado pelo STF por corrupção passiva.

“Estaremos pressionando os deputados gaúchos, que estarão viajando a Brasília na volta do recesso do Congresso Nacional, para que votem contra Temer e as suas reformas que tiram direitos da classe trabalhadora”, explica o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo.

A mobilização foi definida em reunião das centrais, ocorrida na tarde desta terça-feira (25), na sede da CTB, em Porto Alegre. Participaram dirigentes da CUT, CTB, Força Sindical, Nova Central, UGT, CGTB, Intersindical e CSP-Conlutas, que discutiram a construção de ações unitárias para intensificar a resistência no próximo período.

“Não aceitamos o desmonte da CLT que impõe a Reforma Trabalhista, aprovada de forma açodada na Câmara e no Senado e sancionada por Temer como lei nº 13.467/2017, e estamos marcando na paleta todos os inimigos dos trabalhadores em seus redutos eleitores, para que não sejam reeleitos em 2018”, avisa Claudir.

Ele salienta que neste segundo semestre deve ser aprofundada a luta contra a Reforma da Previdência, em tramitação na Câmara, que acaba com o direito à aposentadoria para milhões de trabalhadores e trabalhadoras.

Fora Temer

“Vamos cobrar também o voto dos deputados federais a favor da denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que Temer seja investigado pelo STF por corrupção passiva”, frisa Claudir.

Para o presidente da CUT-RS, “a sociedade não pode ficar indiferente diante de um presidente golpista enrolado em ilegalidades, comprando votos com liberação de emendas parlamentares para não ser investigado, enquanto mete um tarifaço nos combustíveis fazendo o povo trabalhador pagar o pato”.

Referendo sobre Reforma Trabalhista

Foi ainda definido que os dirigentes gaúchos irão debater com as direções nacionais das centrais a possibilidade de ser encaminhado em nível nacional um Projeto de Iniciativa Popular com a finalidade de requerer a convocação de um referendo sobre a Reforma Trabalhista.

O referendo está previsto na lei nº 9.709, de 18 de novembro de 1998, que regulamenta o artigo 14 da Constituição Federal.

“Temos até o próximo dia 11 de novembro, data que essa legislação entrará em vigor, para fazermos um grande debate com a sociedade e os trabalhadores sobre esse tema e apontarmos o grave retrocesso que essas mudanças representam. A realização de um grande referendo é uma oportunidade para esclarecer e mobilizar o povo brasileiro para revogar essa volta ao passado”, salienta Claudir.

Mobilização em Ijuí

As centrais decidiram fazer também um grande ato no interior do Estado, na cidade de Ijuí, principal base eleitoral do deputado golpista Darcísio Perondi (PMDB).

“Perondi é da tropa de choque de Temer e tem atuado junto aos deputados para aprovar essas reformas que tiram direitos da classe trabalhadora”, aponta Claudir.  A data ainda não foi marcada.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT

Rua Dona Brígida, 299 - V. Mariana - São Paulo/SP - Fone/Fax: (11) 5084-2131
Escola Sindical São Paulo-CUT - ©2013 todos os direitos reservados