ESCOLA SINDICAL SÃO PAULO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > RS: MARCHA INDEPENDENTE ZUMBI DANDARA OCORRE NESTA 2ª EM PORTO ALEGRE

RS: Marcha Independente Zumbi Dandara ocorre nesta 2ª em Porto Alegre

20/11/2017

Em Porto Alegre, professores e servidores se juntam à marcha em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

Escrito por: CUT-RS/CPERS Sindicato e Simpa

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado nesta segunda-feira, dia 20 de novembro, e foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519/2011.

A data é consagrada pelo Movimento Negro como um dia de memória da resistência da população negra contra o regime de escravização que perdurou por quase quatro séculos no Brasil. Também faz menção à primeira república em território nacional, o Quilombo dos Palmares, e ao assassinato da grande liderança, que foi Zumbi dos Palmares.

O mês de novembro se consagra como um período de debate, crítica, reflexão e, sobretudo, de realizações de ações que dão visibilidade para o combate à segregação racial, ainda presente em nosso país e às chagas que ainda nos amarram a um passado que precisa ser superado.

Marcha Independente Zumbi Dandara

Nesta segunda-feira, às 14 horas, ocorrerá, na sede do CPERS, uma reunião do Coletivo de Igualdade Racial e Combate ao Racismo, do Sindicato.

O coordenador do coletivo, professor Edson Garcia, avalia que no cenário político atual, em que vivenciamos um golpe, a população negra é a mais afetada, em muitos aspectos. “A diminuição nos investimentos em políticas públicas e projetos sociais estruturantes afetou de forma mais significativa os moradores das periferias, que são, em sua maioria, negras e negros. Apesar disso, continuamos nossa luta no CPERS com o projeto de tirar da invisibilidade professoras, professores, servidoras, servidores e estudantes negros e negras.”

Zumbi Dandara

Após a reunião, os educadores e educadoras liderados pelo CPERS Sindicato unem-se à Marcha Independente Zumbi Dandara, que terá concentração na Esquina Democrática, às 17 horas.

Os servidores e servidoras municipais organizados pelo Simpa se integrarão nesse horário à manifestação.

A Marcha é uma construção unitária do movimento social negro para denunciar o ataque aos direitos dos trabalhadores, especialmente com as Reformas da Previdência e Trabalhista. A população negra é a mais atingida com estes projetos, pois está nos piores postos de trabalho e ganhando os piores salários.

Neste ano de resistência, a Marcha Zumbi Dandara é a resistência de negros e negras contra o desmonte do Estado, as privatizações e as reformas que destroem os direitos dos trabalhadores.