ESCOLA SINDICAL SÃO PAULO > LISTAR NOTÍCIAS > 24 DE MARÇO, DIA INTERNACIONAL PARA O DIREITO À VERDADE SOBRE VIOLAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS E PARA A DIGNIDADE DAS VÍTIMAS

24 de Março, Dia Internacional para o Direito à Verdade sobre violações dos Direitos Humanos e para a Dignidade das Vítimas

24/03/2017

CUT lembra importância da data fixada pela ONU para denunciar violações no Brasil

Escrito por: CUT

Para promover a memória das vítimas das graves violações dos direitos humanos e a importância do direito à verdade e à justiça, assim como para render homenagem a todos e todas que dedicaram e deram suas vidas na luta contras as injustiças e as ditaduras, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu esta data. O dia escolhido é em homenagem ao arcebispo Oscar Romero, de El Salvador, que se dedicou a causa dos direitos humanos e por isto foi assassinado em 24 de março de 1980.

Assistimos a  uma escalada neoliberal e conservadora em todo o mundo, em particular em alguns países da América Latina, e que se concretizou no Brasil com o golpe parlamentar e midiático que retirou Dilma Rousseff da presidência da República. Os golpistas colocaram  em seu lugar um governo ilegítimo que ataca os direitos dos trabalhadores, assim como os direitos humanos mais básicos. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) recorda que a partir de um golpe, em 1964, foi imposta uma ditadura no Brasil que perseguiu, prendeu, torturou, desapareceu e matou trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo.

O governo ilegítimo e golpista de Michel Temer, não tendo nenhum compromisso com a verdade a e justiça, em um dos seus primeiros atos, substituiu vários membros da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, tornando seus trabalhos mais morosos e também não dispondo recursos financeiros para reparar as vítimas. Não deu continuidade ao Grupo de Trabalho Interministerial instituído pelo governo Dilma que encaminharia as discussões sobre as recomendações da Comissão Nacional da Verdade. Este governo também não se pronunciou sobre o julgamento ocorrido na Itália, no início deste ano, e que levou ao banco dos réus militares envolvidos com a Operação Condor, a cooperação dos governos ditatoriais do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia, que provocou milhares de vítimas.

Por isto celebramos o “Dia Internacional para o Direito à Verdade em relação às graves violações dos Direitos Humanos e para a Dignidade das Vítimas”, lembrando que foram os golpes que levaram a essas violações. Neste dia, a CUT, mais uma vez, repudia o golpe no Brasil.

Queremos verdade, memória, justiça e reparação para as vítimas das ditaduras no Brasil, na América Latina e em todo o mundo.

São Paulo, 24 de março de 2017.

CUT – Central Única dos Trabalhadores