ESCOLA SINDICAL SÃO PAULO > LISTAR NOTÍCIAS > FRENTE SINDICAL EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO AUMENTA PRESSÃO CONTRA PEC 241

Frente Sindical em Defesa do Serviço Público aumenta pressão contra PEC 241

30/09/2016

Mobilização na próxima semana inclui manifestações no aeroporto Salgado Filho

Escrito por: CUT-RS

Em plenária realizada na noite desta quinta-feira (29), no auditório do CPERS Sindicato, no centro de Porto Alegre, a Frente Sindical em Defesa do Serviço Público decidiu aumentar a pressão contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 241/16, do governo não eleito e golpista de Michel Temer (PMDB), que congela em termos reais por 20 anos os investimentos públicos, bem como os reajustes dos servidores. O parecer do relator da Comissão Especial da Câmara, deputado federal Darcísio Perondi (PMDB), pode ser votado já na próxima quarta-feira, dia 5 de outubro.

Após exposição do Dieese sobre os graves prejuízos que representa a aprovação da PEC 241 para os trabalhadores e à população e depois das manifestações da CUT-RS, Intersindical e CSP-Conlutas, os dirigentes sindicais decidiram por consenso intensificar as mobilizações no Rio Grande do Sul e participar dos protestos em Brasília na próxima quarta-feira, quando será realizado um dia nacional de luta contra o desmonte do estado.

“Temos uma responsabilidade histórica neste momento em que os direitos dos trabalhadores estão sendo atacados pelos golpistas”, afirma o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo. “A PEC 241, se for aprovada, vai limitar os gastos com as áreas públicas, retirando do orçamento dinheiro que vai para os pobres, piorando o atendimento de saúde, educação, previdência e assistência social”.

“O governo Temer diz que tem que acabar com a gastança, mas esconde que cerca de 47% dos recursos do povo vão para os rentistas, os donos dos títulos da dívida pública, e essa bolsa-banqueiro vai continuar enquanto não baixarem as altas taxas de juros”, denuncia Claudir.

Vigília no Aeroporto Salgado Filho

Foi definido organizar uma vigília, na madrugada de segunda e terça-feira, dias 3 e 4, no Aeroporto Salgado Filho, na capital gaúcha, para pressionar deputados e senadores, a fim de que votem contra a PEC 241, que revoga na prática as conquistas da Constituição de 88.

Manifestação contra Perondi em  Ijuí

Também foi decido realizar um grande ato na próxima quarta-feira, dia 5, às 17h, na Praça da República, no centro de Ijuí, principal base eleitoral do deputado Darcísio Perondi, a fim de pressionar o parlamentar para que o seu parecer seja contrário à PEC 241.

“Ele vive pedindo o voto dos trabalhadores nas eleições, mas lá no Congresso tem se posicionado e votado contra vários projetos de atacam direitos dos trabalhadores. Foi por exemplo a favor do PL 4330, que libera a terceirização para todas as atividades das empresas, aprovado na Câmara e em tramitação no Senado”, alerta Claudir. “O deputado é um traidor da classe trabalhadora”, denuncia.