ESCOLA SINDICAL SÃO PAULO > LISTAR NOTÍCIAS > SEMINÁRIO DEBATE NEGOCIAÇÃO COLETIVA EM TEMPOS DE CRISE

Seminário debate negociação coletiva em tempos de crise

30/09/2016

Atividade reunirá representantes de Argentina, Alemanha, Itála e Espanha

Escrito por: Divulgação

No Brasil atual, na iminência de uma reforma trabalhista, o discurso da valorização da negociação coletiva vem sendo indevidamente apropriado por setores que não querem efetivamente essa valorização. Querem, ao contrário, surfando na onda da flexibilização e desregulação, simplesmente fragilizar os parcos direitos trabalhistas conquistados a duras penas ao longo do século XX, após muitas batalhas, confrontos e lutas sindicais. O que está em jogo vai muito além do verniz da “modernização” onde se esconde um Brasil com trabalho indecente, trabalho infantil, situações análogas a de escravo, convivendo com setores mais organizados e melhor preparados para a negociação.

Realizado pelo Instituto Lavoro, com apoio de LBS Advogados e da Fundação alemã Friedrich Ebert, o seminário internacional Negociação coletiva em tempos de crise promete abordar o tema de modo amplo e reflexivo levando a discussão para países como Alemanha, Espanha, Argentina e Itália. Como se dá a negociação coletiva pelo mundo? Quais ataques sofre? Como o sindicalismo tem reagido? Que experiências podem ser compartilhadas?

O evento será realizado nos dias 17 e 18 de outubro, no Novotel Jaraguá, em São Paulo, e tem inscrição gratuita.

Entre os palestrantes estrangeiros, estão confirmados Carlos Tomada (Ministro do Trabalho, Emprego e Segurança Social da Argentina entre 2003 e 2015 e atual legislador em Buenos Aires); Francisco Trillo Párraga (advogado, professor em Direito do Trabalho e Segurança Social na Universidade de Castilla); Gianni Arrigo (advogado e professor de Direito do Trabalho da Faculdade de Economia na Universidade de Bari, na Itália) e Helmut Platow (advogado, ex-diretor do departamento jurídico do conselho diretivo da IG Mídia e chefe do departamento de “Direito e Política Judiciária” da administrativa federal do sindicato unido de prestação de serviços Ver.di..

Na mesa sobre a realidade brasileira, estarão importantes nomes do movimento sindical.

A valorização da negociação coletiva é condição do exercício da democracia! Participem!

Programação completa, currículo de todos os palestrantes e inscrições no site www.lbs.adv.br/seminario-negociacao-coletiva/

Página do evento no Face: https://www.facebook.com/events/1705637973092457/

Contatos Imprensa:
Adriana Giachini – [email protected] f: (19) 98901-9525
Micaela Lisboa – [email protected] f: (61) 33668100 (ramal 819)